sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Tutorial de utilização do Gestor Documental Alfresco

O Alfresco é a alternativa líder no mercado “open source” para soluções de gestão de conteúdos empresariais.

O modelo “open source” permite ao Alfresco utilizar as melhores tecnologias que existem para obter software de qualidade com um custo reduzido. Permite, ainda, realizar a gestão documental com “workflow” (controlo de fluxo), indicando quem tem permissões para aprovar certo documento.

O Alfresco destina-se a qualquer tipo de organização que tenha um fluxo de trabalho, ou que simplesmente necessite de armazenar os seus documentos e ficheiros, ficando estes acessíveis pela rede interna ou pela internet.

São de seguida, descritos casos práticos das suas funcionalidades.


Criar um Space

No Alfresco, para criar um novo Space, basta seleccionar a opção “ Criar” e, em seguida, “Criar Space”, como mostra a figura a seguir.


De seguida, basta preencher o formulário da figura seguinte, onde também, para além do nome, título e Descrição do Space, pode escolher o ícone de apresentação do mesmo.

Criar um Conteúdo

No Alfresco, para criar um novo Conteúdo, basta seleccionar a opção “ Criar” e, de seguida, “Criar Conteúdo”, tal como mostra a figura.


Segue-se o preenchimento de um formulário, figura seguinte, onde se digita o nome que o utilizador pretende, bem como o seu tipo e qual o seu conteúdo. Para continuar o processo de criação do Space, deve pressionar-se no “botão seguinte”.


O espaço, representado na figura seguinte é, destinado à introdução do “Conteúdo”, pode digitar o que é pretendido e pressionar no botão “seguinte”, para visualizar o resumo, tal como mostra a segunda figura.


Para terminar a criação do Space, basta fazer um clique no botão “Terminar” e, em seguida, “Ok”. Em qualquer situação, se pretender corrigir algum passo, basta pressionar no botão “Anterior”. caso pretenda sair sem guardar, deve ser usado o botão “Cancelar”.
Caso pretenda Adicionar Contéudo por Upload, basta seleccionar a opção “Adicionar Conteúdo”.
De seguida, basta pressionar no botão “Arquivo”, como mostra a figura e escolher o arquivo que quer colocar.


Para finalizar a inserção do conteúdo por Upload, é só pressionar no botão “Enviar”, e, de seguida, no botão “Ok”.

Criar uma Regra

Cada conteúdo pode ter uma regra associada. Para criar uma Regra, têm de ser seguidos alguns passos. Primeiro deve abrir o Space onde quer criar a regra, pressionar no Menu “Mais Acções” e, de seguida, seleccionar a opção “Gerir Regras de Conteúdo”, como pode ver na figura.

De seguida, basta pressionar no botão “Criar Regra” e aí deve seleccionar a opção pretendida, como mostra a figura.


A conclusão do processo depende da condição que é seleccionada, sendo esta de fácil percepção, uma vez que é só seleccionar opções e validar as mesmas.

Texto: Lina Cruz | E-mail: lina.cruz@peakit.pt | Fotos: DR

Sem comentários: